03 maio 2010

Correr atrás



Quem nunca passou por essa? Comete-se um deslizo, pede desculpas achando que tudo vai ficar bem, têm as desculpas aceitas, mas ao decorrer dos dias, percebe-se que não está como antes?
Então começa a maratona de agrados, mimos e surpresinhas, jantares, motéis mais caros, palavras mais doces do que de costume, tudo a fim de quebrar aquele gelo, e, porque não, aliviar a consciência pesada.
O fato é, correr atrás é uma faca de dois gumes, pois pode ser um bom aliado, ou pode ser um vilão para o relacionamento.
A parte boa, é que você pode realmente mostrar que está arrependida (o) de seus erros, e tudo pode voltar como era ou até melhor do que antes, mas o problema desse lado, é que você sabe que vai ter que sustentar esse nível de tratamento por um bom tempo, caso contrário, seu(sua) namorado(a) vai achar que você só está fazendo isso por crise de consciência.
O lado ruim, é que ao correr atrás, geralmente se comete um grave erro, que é se expor demais em atitudes de demonstração de afeto, e por que não em alguns casos, abrir seu coração demais, e isso pode ocorrer o efeito colateral, que de injustiçado, seu (sua) parceiro(a) se sente no “poder”, ou seja, acha que você está na mão dele (a), e isso, caros leitores, é brutalmente doloroso. Pois por mais que tenhamos tato e carinho para com ele(a), mais maus tratos temos de retorno, e aí sim colhemos os verdadeiros frutos de indiferença, imparcialidade, e porque não, o retorno do erro que cometemos de uma maneira pior, ou seja, sem o arrependimento do(a) parceiro(a).
O que fazer então? Simples, seja franco. Converse. Assuma seus erros e entenda a mágoa do(a) parceiro(a). Sim, faça um agrado, mas não exagere, nós seres humanos temos uma forte tendência em não valoriza o que nos é dado de graça, e, além de tudo e mais importante, não grude demais, respeite o espaço, deixe ele(a) absorver as informações primeiro. E quando estiver realmente firmando um acordo, valorize e mostre que NÃO COMETERÁ O MESMO ERRO, garanto que essa atitude servirá muito mais do que qualquer mimo ou agrado como pedido de desculpas.
Tendo provado que não cometerá o mesmo erro, aí sim é a hora de agradar, curtir e serem felizes.
Mas, se mesmo após essa conversa ainda restarem mágoas e maus tratos, entra agora o amor próprio, pois o mais virtuoso do ser humano, antes de tudo, não é reparar o erro, mas sim assumir que errou e está disposto a não cometer aquele mesmo equívoco, e se mesmo assim ele(a). não perceber isso, insistir no erro beira a falta de amor próprio, pois não é porque você errou que merece ser martirizado até o fim de sua vida por tal. Então, caras (os) leitoras(es), é nesses momentos que devemos avaliar a gravidade do erro com a reação do parceiro(a). será que compensa correr mais atrás? Será melhor deixar como está? Será melhor conversar novamente ou será melhor terminar a relação ou dar um tempo nela? Isso só saberemos de acordo com o que erramos.
Agora, não é porque sabemos das duas facas de dois gumes, que devemos resolver de vez em não correr atrás... muito pelo contrário, correr ou não atrás, vai definir se você gosta ou não dessa pessoa, o que eu digo é: sem exageros. converse.

É como dizem por aí: “O diálogo é a chave para abrir as portas do mundo”.

Segredobsceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário